Chapas Perfuradas
As chapas perfuradas são elementos essenciais em muitas operações de diversos tipos de indústrias e fábricas. Elas são utilizadas em diversos segmentos do mercado e são muito versáteis, podendo ser utilizadas e reaproveitadas em diferentes situações. Mesmo com padrões e tamanhos estabelecidos para a sua confecção, na maioria das vezes são os clientes que solicitam o tipo e o tamanho da chapa perfurada que precisam, para que a peça possa ser encaixada corretamente no tipo de processo que será envolvida, gerando assim o benefício exato que aquela produção ou empresa necessitam.
Sob medida
A maioria das indústrias que fabricam esse tipo de chapa já possui um tamanho padrão, que é aquele fornecido pelas indústrias siderúrgicas. Esse tamanho é utilizado em várias empresas em diversos empregos, mas muitas vezes o tamanho padrão não é o mais indicado para uma utilização específica. Isso gera uma grande demanda no mercado de chapas perfuradas com tamanhos especiais, solicitados sob medida por todos os clientes. Temos uma grande porcentagem de empresas que necessitam dessas chapas feitas por encomenda, e por isso as indústrias que fabricam as chapas já oferecem essa opção para a venda. Essas indústrias dispõem de máquinas especiais para o corte e furo das chapas, sendo que é possível solicitar a elas praticamente qualquer tipo de chapa.
Materiais
Como são peças de utilização constante e extremo, muitas vezes acha perfuradaprecisa ser confeccionada em material durável e bastante resistente. O material vai influenciar diretamente no custo-benefício de cada unidade, já que a substituição dessas peças em um curto espaço de tempo não é o ideal para a maioria das empresas. Os materiais mais comuns são o aço carbono, o aço inox, alumínio, cobre, latão, plástico e muitos outros tipos de materiais que permitam a perfuração.
Esses materiais possuem resistência e durabilidade distintas, e a solicitação desse material deve ser baseada no tipo de utilização em que a chapa será empregada, já que devem ser medidos o desgaste desse emprego, a temperatura ambiente e das máquinas em que a chapa entrará em contato, e também o custo que aquela empresa tem disponível naquele investimento.
Cuidados na solicitação e recebimento
Quando a solicitação de uma chapa perfurada é feita, deve observar aspectos como a espessura e a dureza desse item. Isso é importante porque há limitações para a utilização prática das chapas, onde o furo realizado na chapa deve ser sempre superior ou igual à espessura definida para ela. Isso é uma regra aplicada na confecção de todas as chapas, e que sempre é observada pelos fabricantes, de acordo com cada pedido realizado. Se as chapas fornecidas forem de boa qualidade, cada uma delas seguirá essa regra de forma irrestrita.
Principais tipos de acabamento
O acabamento é muito importante na confecção das chapas. Eles não só são feitos baseados no tipo de operação em que a peça será empregada, mas são importantíssimos para que a durabilidade dela seja adequada, visto o ambiente e as condições de emprego. Os tipos mais comuns de acabamento são: a galvanização ao fogo, um dos mais utilizados; a galvanização eletrolítica; e a pintura eletrostática a pó. Esse acabamento pode ser realizado em chapas curvadas, dobradas, galvanizadas, soldadas, ou calandrad
Tipos de furosFuros específicos podem ser realizados quando solicitados pelo cliente, de acordo com a sua necessidade. As fábricas possuem diferentes linhas de furos, mas na maioria das vezes a solicitação dos clientes conseguem ser atendidas sem restrições. Essa procura tende a preencher as necessidades de projetos como os tubos-filtro, rasgos venezianos, furos repuxados, poços artesianos, bagacilhos para a indústria sucroalcooleira, peneiras granulométricas e muitos outros. Encontraremos no mercado furos retangulares, oblongos, quadrados, losangulares, hexagonais, redondo e de muitos outros tipos.
Principais utilizações
As principais indústrias que possuem grande demanda de chapas metálicas são as que lidam com mineração, alimentação, indústrias do setor alimentício e ligadas à agricultura, eletroeletrônicas e automotivas, de caixas de som e revestimentos automotivos, petroquímicas, químicas, indústrias de papel e celulose e muitas outras. Essas chapas são utilizadas ainda para projetos de urbanismo e arquitetura, para a finalização de fachadas e mobílias, em varadas, como guarda-copos em grandes estabelecimentos, na classificação de grãos ou pedras, e ainda em frigoríficos.
Como podemos perceber, a utilização dessa peça simples é ampla devido à sua simplicidade e a flexibilidade na sua produção. As grandes empresas apostam na vantagem do excelente custo benefício, propiciado pelos materiais comuns porém resistentes, que possibilitam o seu emprego sem a necessidade de manutenção constante, com a possibilidade de uma rápida limpeza, e pela grande vida útil que possuem.